Nara Leão: série celebra 80 anos de nascimento da cantora ícone da MPB

Em 2022, uma estrela brilha ainda mais forte no céu: Nara Leão, diamante da MPB, reluz ainda mais intensamente em comemoração aos seus 80 anos de nascimento. Como forma de celebração, a Globoplay lançou uma série documental sobre a artista, com o intuito de celebrar seu legado.

Nara Leão
Nara Leão: série celebra 80 anos de nascimento da cantora ícone da MPB (Foto: Acervo pessoal / Divulgação Globo)

Conhecida como a musa da bossa nova, Nara Leão celebraria suas oito décadas em no dia 07 de janeiro, e conta agora com uma produção biográfica de peso.

Já disponível na plataforma de stream da Globo, “O Canto Livre de Nara Leão” é uma produção do Conversa.doc, núcleo de documentários do programa Conversa com Bial , com direção de Renato Terra.

O documentário celebra a potência da cantora, a partir de uma vasta pesquisa de imagens, vídeos, documentos e arquivos inéditos para o público.

Um deles, é a primeira apresentação de Nara Leão, um presente para todos os fãs da artista. Além disso, entrevistas, visitas a locais que a cantora frequentou e registros de seu acervo pessoal também serão expostos.

“A proposta da série é que fosse menos uma biografia em que você tivesse que entender, aprender a data disso ou daquilo, e mais que você pudesse vivenciar quase que sensorialmente o trabalho dela. A música dela. Cada episódio traz um pouco isso”, explica Jordana Berg, que fez a montagem da série.

Dessa forma, o telespectador terá uma experiência de imersão no trabalho de Nara, passeando pela casa de seus pais, pelos locais que a cantora festejava e pelo ambiente que inspirou seu talento.

O “Canto Livre de Nara Leão” chega para preservar a memória da artista e reiterar sua importância. Vítima de um falecimento precoce, a cantora acabou por perder parte do reconhecimento que merecia enquanto uma das estrelas da MPB.

“Nara é uma das grandes artistas do século 20 no Brasil, ao lado da Bethânia, da Elis Regina, da Elza Soares. E eu acho que ela ainda não tem esse reconhecimento que ela precisava ter”, afirma Renato Terra, diretor da série.