Maurílio é diagnosticado com tromboembolismo pulmonar; entenda

O cantor sertanejo Maurílio, de 28 anos, foi diagnosticado com tromboembolismo pulmonar. De acordo com Wanderwan Azevedo, médico do cantor, ele passou por três paradas cardíacas e está internado em estado gravíssimo.

Maurílio
Maurílio é diagnosticado com tromboembolismo pulmonar; entenda (Imagem: Divulgação)

Maurílio está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Jardim América de Goiânia, em Goiás.

“Maurílio teve um mal súbito essa madrugada. Deu entrada no pronto socorro e aqui, assim que chegou, evoluiu para uma parada cardiorrespiratória, que foi revertida. Mas ele teve novas paradas dentro da madrugada, total de três, num espaço longo de tempo. Conseguimos estabilizá-lo durante a madrugada. O tempo e a proximidade do local do show e o hospital colaboraram para ele estar vivo até agora”, disse o médico do cantor.

De acordo com Wanderwan Azevedo, Maurílio reclamou de uma forte dor na perna há 15 dias atrás para a família, o que pode ter sido sintoma da tromboembolia pulmonar.

Na entrevista coletiva, o médico explicou que a doença é uma obstrução dos vasos da artéria pulmonar, que causa um coágulo que pode ir para o pulmão, coração ou cérebro, fazendo o bloqueio do fluxo do sangue nesses locais.

O hospital em que o cantor sertanejo, da dupla com a cantora Luíza, está internado, divulgouu um boletim médico na tarde da última quarta-feira (15):

“O hospital informa que o sr. Maurílio Delmont Ribeiro encontra-se internado na UTI da unidade. O exame de imagem, realizado na tarde de hoje, confirmou o diagnóstico de tromboembolismo pulmonar. O paciente permanece em estado grave”, diz o texto.

O que é tromboembolismo pulmonar?

O tromboembolismo pulmonar acontece quando uma ou mais artérias pulmonares ficam bloqueadas por um coágulo sanguíneo, impedindo que o sangue circule de forma correta e chegue ao pulmão, coração ou cérebro.

Na maioria dos casos, o tromboembolismo pulmonar é causado por coágulos de sangue originários das pernas ou, em casos raros, de outras partes do corpo. 

A gravidade depende do tamanho e da quantidade de coágulos formados devido a alteração causada.