Mais de 350 músicos assinam manifesto contra paródias nas eleições

Nesta semana, mais de 350 músicos assinam um manifesto contra a versão de suas músicas em campanhas eleitorais. Marisa Monte, Samuel Rosa, Roberto Carlos, Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, Lenine, Djavan, Milton Nascimento e Erasmo Carlos são alguns dos nomes que assinaram o documento.

O tema começou a ser julgado no Superior Tribunal de Justiça – STJ, nesta quarta-feira (9), mas foi interrompido depois de um pedido de vistas (quando o juiz pede mais tempo para analisar o caso). O plenário é quem vai decidir se as versões de canções para campanhas políticas podem ser consideradas paródias e, consequentemente, serem isentas de autorização e pagamento de direitos autorais.

350 músicos assinam manifesto
Mais de 350 músicos assinam manifesto contra paródias nas eleições (Imagem: Reprodução)

Um dos principais motivos do manifesto é que nas eleições de 2020, os candidatos utilizaram músicas conhecidas para fazer a campanha, mas com autores contrariados.

Como já é de costume, os candidatos utilizam músicas para diversificar na campanha eleitoral. As músicas vão desde sucessos sertanejos a hits gringos, com destaque para o forró de pisadinha, ritmo do momento pelo interior do país.

“As eleições de 2020 no Brasil foram cheias de melodias conhecidas e autores contrariados. De sucessos sertanejos a hits gringos, com destaque para o forró de pisadinha, ritmo do momento pelo interior do país, tudo virou jingle”. 

Fonte: G1.com 

Essa prática teve um grande aumento nas eleições de 2014, quando o cantor Tiririca utilizou uma música de Roberto Carlos. O refrão clássico “eu voltei, agora para ficar, porque aqui, aqui é o meu lugar” se tornou essencial para a campanha política do Tiririca. “Eu votei, de novo vou votar, Tiririca, Brasília é seu lugar”, ficou a versão do então candidato na época.

Tiririca chegou a ser condenado de plágio, mas acabou recorrendo e conseguiu reverter o resultado. De acordo com o STJ, na época, o uso da música é considerado como “paródia” e, por isso, é totalmente isenta de autorização e direitos autorais.

Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade em primeira mão!

Temos uma super novidade! Agora também lançamos um canal incrível no YouTube, recheado de entrevistas e bate-papos exclusivos para os nossos seguidores.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Quer ficar por dentro de tudo em primeira mão? Junte-se ao nosso canal do MixMe no WhatsApp e mergulhe no mundo do entretenimento 24 horas por dia! Participe e compartilhe as nossas notícias!