Lil Nas X é processado por violação de direitos autorais; entenda o caso

O sucesso traz consigo percalços, e com Lil Nas X não está sendo diferente: o artista acaba de ser processado por violação de direitos autorais, em decorrência do seu vídeo “Give Birth”, responsável pelo anúncio do álbum “Montero”.

Lil Nas X
Lil Nas X é processado por violação de direitos autorais; entenda o caso (Foto: divulgação)

O artista foi processado pela cantora de rap metal Dana Dentata, que o acusou de ter plagiado a ideia do clipe “Pantychrist”. Segundo os documentos acessados pelo The Blast, a cantora requisitou, através de uma carta de cessação, que o produto fosse tirado do ar por, supostamente, ser essencialmente idêntico ao seu video.

Portanto, Dana acusou o rapper de utilizar materiais protegidos por direitos autorais como base para a produção de “Gives Birth”. Confira abaixo e compare:

O documento enviado ao tribunal pela cantora diz:

“Exijo que você cesse imediatamente o uso e distribuição de todas as obras infratoras derivadas das obras, e todas as cópias, incluindo cópias eletrônicas, que você me entregue, se aplicável, todas não utilizadas, não distribuídas cópias do mesmo, ou destruir tais cópias imediatamente e que você desista desta ou de qualquer outra violação dos direitos dela no futuro. É inconcebível que você queira colocar em risco a imagem pública de seu artista e a reputação de seu cliente alegando falsamente que ele criou esse conteúdo protegido por direitos autorais”.

Enquanto isso, Lil Nas X e sua assessoria seguem sem se posicionar sobre o caso.

LIL NAS X É VISTO COMO UM ÍCONE LGBTQIA+

Apesar da polêmica em relação aos direitos autorais, Lil Nas X tem ganhado uma visibilidade cada vez maior e, recentemente, foi citado pelo cantor Olly Alexander, de Year&Years, como um artista que tem impactado a mídia, abrindo caminho para a comunidade LGBTQIA+.

“Alguns anos atrás, as pessoas faziam comentários acerca dos meus shows, como ‘essa performance não é muito família, não temos como transmití-la na TV durante o dia’, e era literalmente porque eu sou gay e estava com os mamilos de fora, ou algo assim. Não havia nada sexualmente explícito. As pessoas ficavam um pouco amedrontadas, mas agora, depois de Lil Nas X, isso não acontece mais”, afirmou Olly.