Iza fala de novo single e reflete sobre Grammy Latino: ‘Não tenho expectativa’

“Fé na caminhada”, esse é o lema de Iza, que está prestes a lançar o seu segundo álbum da carreira e acaba de divulgar a faixa e o clipe da música ““. Em papo com o MixMe, a artista revelou detalhes da canção, que aposta em muitas semelhanças vividas pela cantora ao longo de sua vida antes da fama.

A fé é imprescindível na minha vida. Não sei como viver sem fé ou não tirar força disso. Em 2017, eu e minha mãe estávamos em um momento crítico financeiro, eu não estava ganhando dinheiro, estava tentando ganhar dinheiro como cantora, e não estava rolando. Falei então que ia largar esse sonho e procurar outro emprego, pois ela estava trabalhando em 3 empregos. Me senti egoísta de tentar um sonho enquanto ela trabalhava demais. Mas tive que ser grata ao que ainda viria, e foi quando tudo começou a rolar”, afirma ela.

Iza fala de novo single e reflete sobre Grammy Latino: 'Não tenho expectativa' (Foto: Divulgação)
Iza fala de novo single e reflete sobre Grammy Latino: ‘Não tenho expectativa’ (Foto: Divulgação)

Com a carreira se consolidando cada vez mais, Iza, que se apresentará no Palco Mundo, do Rock In Rio em setembro, diz ser uma pessoa baseada na própria fé. Sem isso, ela declara que não teria ido tão longe como chegou na vida profissional.

Além de alfinetar o atual governo na entrevista, Iza garantiu que a música mostra muito da força que teve que ter ao lado de sua mãe, que fazia de tudo para trabalhar e lhe ensinar sobre a vida de forma amorosa e honesta.

Minha mãe trabalhava em três escolas, vendia sanduíche para ganhar um extra. Me senti egoísta de não ajudar, queria topar qualquer trabalho, mas persisti”, falou a cantora.

Leia a entrevista completa

Como foi a escolha em lançar o single “Fé”?

A música chegou muito diferente para mim, mas quando ouvi o refrão, foi muito forte para mim. Todo mundo conhece um filho da put*, que te atrasa, que te diminui, e fez muito sentido para mim. Uma coisa que aprendi não foi apenas ter fé, foi também ignorar muita gente no caminho, e achei que as pessoas iam se identificar com essa mensagem, que precisamos resistir para além da fé e dessas pessoas que cruzam no nosso caminho para nos atrapalhar.

O que achou de especial na letra da nova música?

Se o público não se identificar com a minha música, jamais lançaria. Se fez sentindo para aqueles que compuseram, acreditei que faria para o público, ainda mais com esse refrão universal. Um lado diferenciado que é evidenciado aqui é esse papo reto. Sempre falei dessas coisas de alguma forma em outras canções, mas aqui é mais evidenciado.

Você conseguiu cantar na letra da música algo que estava no coração?

Sem dúvidas. Olha, apesar de eu falar muito palavrão, preciso melhorar, inclusive, (risos). Minha necessidade de se comunicar através da música é muito racional, é o que mais sei fazer. Não faço isso na TV. É a primeira vez que faço isso em uma música, mas como disse, todo mundo conhece um filho da put*, e quando estamos em um lugar de mágoa e tristeza, a gente é visceral. Eu sabia que quem tinha que entender, ia entender.

Recentemente, você dançou “Fora Bolsonaro” em um show. Como foi isso?

A importância dessa mensagem da música é falar! Estamos em um ano violento e de muita polaridade, e acho errado a gente não falar. Uma dança recente minha em um show viralizou, mas quem puxou foi a plateia. Vou fingir que não ouvi? Vou me posicionar frente a isso, é muito necessário. Arte comunica, música comunica, estamos aqui não apenas para dar close, mas também para fazermos parte da história. Temos que falar do que importa, e nossa história importa.

Iza fala de novo single e reflete sobre Grammy Latino: 'Não tenho expectativa' (Foto: Divulgação)
Iza fala de novo single e reflete sobre Grammy Latino: ‘Não tenho expectativa’ (Foto: Divulgação)

O que mudou na Iza de “Dona de Mim” até a Iza de “Fé”?

Sou uma IZA mais madura, que está se sentindo em um lugar de desconstrução, lido melhor com as críticas do que no início, me sinto mais confiante. […] Eu tenho tido mais coragem de me expressar como eu quero. Um artista mais maduro é isso, se sentir mais confortável com suas ideias. Estou vivendo um momento confortável da carreira.

Você tem pretensão de ser indicada ao Grammy Latino pela segunda vez?

Sobre Grammy, não tenho expectativa nenhuma, pois foge do meu controle. Uma coisa que quero dizer para meus colegas da música é que temos que lançar o que a gente quer, não pensar só em números, prêmios. Não que eu não queira, mas não posso viver apenas isso. Às vezes não basta ter fé. Eu sou uma pessoa que não está sempre lançando coisa, mas ou eu sigo a demanda dos outros ou as minhas. Não posso me virar em mil e uma tarefas e não achar que meu trabalho artístico não está sendo bem dedicado. Essa era a música que eu queria cantar agora, mesmo tendo outras faixas no álbum que atenderiam a outras demandas, não posso me render a qualquer imposição. Não sei se as pessoas vão entender, mas minha forma é entregar dessa forma, mesmo que nem todos entendem. Mas viemos ao mundo para se entregar aos outros ou pelos nosso corre? A resposta define meus objetivos.

Podemos esperar um álbum no estilo da música “Fé”?

Podemos esperar um álbum de uma artista mais segura com quem se é. Não que eu não me preocupe com a opinião dos outros, mas é menos nesse momento.

Confira o clipe de Fé:

Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade em primeira mão!

Temos uma super novidade! Agora também lançamos um canal incrível no YouTube, recheado de entrevistas e bate-papos exclusivos para os nossos seguidores.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Quer ficar por dentro de tudo em primeira mão? Junte-se ao nosso canal do MixMe no WhatsApp e mergulhe no mundo do entretenimento 24 horas por dia! Participe e compartilhe as nossas notícias!