Hits Brasileiros no Spotify Global foram ignorados nas premiações de 2021

9 músicas brasileiras estão no Top 50 Global do Spotify. No entanto, o sucesso dessas faixas e dos seus artistas não foi refletido nas premiações de 2021.

Artistas do funk como Zé Felipe e Pedro Sampaio, do sertanejo como Maiara & Maraisa e do rap como Xamã, não apareceram e nem foram indicados aos prêmios que marcaram o fim do ano.

Spotify Top 50 Global 2021
Zé Felipe, se junta aos artistas que criticam a desconexão das premiações musicais com o mercado brasileiro. Foto: reprodução Instagram.

O Prêmio Multishow, já recebeu críticas por não espelhar, o que há de mais relevante no cenário musical brasileiro. Gloria Groove foi uma das artistas que foi esquecida pela premiação e se manifestou a respeito:

“O real valor das coisas não está naquilo que o sistema impõe, e sim na confiança de que sua arte é tão plural que pode sim cativar o público e quebrar qualquer imposição (…) Sonho mesmo é com o dia que vou segurar o meu próprio prêmio nas mãos, sendo ele o fruto da minha própria dedicação”, escreveu Gloria, em um post no Twitter.

O cantor Zé Felipe, que está com a música  “Toma Toma Vapo Vapo”, em 19º lugar no Top 50 Global, também falou sobre sua ausência no Prêmio Multishow:

“Quero mandar um alô para o Prêmio Multishow: emplacamos uma música atrás da outra e nem para chamar o Zé para cantar pelo menos uma música (…) Umas músicas que eu nunca ouvi na vida ganharam”, reclamou o artista.

As Patroas, Maiara & Maraisa e Marília Mendonça, apesar de terem recebido uma indicação ao Grammy Latino, também não foram lembradas no Prêmio Multishow e no Melhores do ano, do Domingão com Huck, que este ano teve apenas uma categoria musical, Música do ano, Vencida pela dupla Israel & Rodolffo, com o sucesso “Batom de Cereja”.

O rap e o trap são outros gêneros musicais brasileiros que tem crescido bastante nas plataformas digitais. “Malvadão 3” com Xamã, Gustah e Neo Beats; está em 38º lugar no Top 50 Global do Spotify e já tem 924 mil streams a mais nas últimas 24 horas.

O clipe da música já ultrapassou 11 milhões de visualizações no YouTube. No entanto, nem o gênero, nem seus representantes estiveram amplamente presentes na premiações televisivas.