O YouTube atingiu uma marca histórica nesta última quinta-feira, 2 de agosto! A plataforma anunciou que ultrapassou o número de 50 milhões de assinantes do Music e Premium, incluindo usuários de testes.
A assinatura paga da plataforma já está disponível há mais de seis anos. Assim que lançada, era conhecida como YouTube Red. Enquanto o streaming de música foi lançado em 2018 aqui no Brasil.
“As assinaturas são os pilares principais da monetização do YouTube, permitindo que conteúdos e comunidades únicas floresçam”, destaca Lyor Cohen, head global de música da plataforma.
O YouTube Premium oferece um pacote completo do serviço de streaming. Entre os serviços disponíveis está uma das queridinhas, que é a reprodução com tela bloqueada, além dos downloads para consumo offline.
Além disso, na assinatura paga, os usuários ficam totalmente livres de propagandas em todos os dispositivos e ainda podem aproveitar um amplo catálogo de músicas disponíveis no YouTube Music.
No anúncio feito para comunicar a marca de 50 milhões de assinantes, a plataforma agradeceu:
“Já faz quase seis anos desde que iniciamos nossa jornada de assinaturas no YouTube, e, hoje, estamos felizes em compartilhar que ultrapassamos o marco de 50 milhões de assinantes no Music e no Premium, incluindo usuários em teste gratuito. É uma honra oferecer uma assinatura que ajuda as pessoas a mergulharem mais fundo na música, no aprendizado, na moda, nos jogos e muito mais, enquanto apoiamos os criadores e artistas que tornam tudo isso possível”.
De acordo com o YouTube, mercados emergentes e onde a música é uma grande paixão da população ajudaram bastante na busca por essa meta. Países como Coreia do Sul, Japão, Índia e Brasil são alguns dos que mais contribuíram para essa marca de 50 milhões de assinantes.
Com o crescimento bimotor da plataforma em anúncios e assinaturas, ela deve se tornar muito em breve a maior impulsionadora de receita da indústria da música.
Recentemente, foi divulgado que o YouTube pagou cerca de US$ 4 bilhões para a indústria da música no último ano.
Layne Bispo é formada em Administração pelo Centro Universitário UNIFG. Atua com produção de conteúdo para web há 5 anos e possui experiência nos nichos de entretenimento, educação, finanças e automobilismo. Atualmente dedica-se a redação do portal Mix Me, produzindo news sobre o mundo da música e cultura pop de um modo geral.