Globo volta a censurar beijo entre mulheres em Vai na Fé

Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) em cena de beijo cortado em Vai na Fé
Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) em cena de beijo cortado em Vai na Fé (Foto: Reprodução/TV Globo)

Globo volta a cortar beijo entre mulheres em Vai na Fé

Em uma fase mais conservadora, a Globo cortou novamente um beijo entre Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) em Vai na Fé. Mesmo diante de reclamações de telespectadores, que foram às redes sociais protestar contra a censura a beijo lésbico na novela das sete, a emissora decidiu não exibir a cena.

Apesar do corte realizado na cena de beijo entre as duas que iria ao ar no capítulo do último dia 10 de maio, a autora Rosane Svartman voltou a escrever uma sequência em que Clara e Helena se beijariam na boca. No entanto, a cena, que seria exibida no capítulo da última quarta-feira (24), foi cortada novamente por ordem da direção de dramaturgia do canal.

Globo censurou beijo lésbico

A sequência com beijo lésbico chegou a ser gravada nos Estúdios Globo, mas a emissora também gravou uma versão alternativa para depois decidir qual levaria ao ar. E a versão mais “leve” prevaleceu. A trama das 19h exibiu uma cena em que o beijo na boca é substituído por um carinho no rosto seguido por beijo na bochecha.

A cena cortada de Vai na Fé

No roteiro original do capítulo de Vai na Fé censurado pela Globo, Helena confortaria Clara com um beijo após crise depressiva. “Helena se aproxima. Beija as lágrimas de Clara, delicadamente. Clara não recua. Helena beija Clara na boca”, indicava o texto de Rosane Svartman entregue aos atores. A expectativa era de que a sequência com o beijo fosse ao ar, já que é importante para a narrativa da história por ser o estopim para que as duas comecem a namorar.

Nas últimas semanas, a Globo tem agido de forma mais conservadora em relação a beijo lésbico na trama. A emissora teme uma reação negativa do público mais conservador de Vai na Fé, já que se trata de uma novela com protagonista evangélica.