Giovanna Ewbank confirma agressão à mulher que fez ofensas racistas; saiba detalhes

Neste domingo (07), Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso falaram pela primeira vez, em entrevista ao Fantástico, sobre as ofensas racistas que os filhos Titi e Bless sofreram em um restaurante em Portugal. Durante a conversa, a mãe das crianças confirmou que chegou a agredir a mulher que fez os ataques.

Giovanna Ewbank
Giovanna Ewbank confirma agressão a mulher que fez ofensas racistas. Foto: reprodução/Globo.

A apresentadora Maju Coutinho questionou se a reação da atriz partiu ou não para o contato físico: Você bateu na moça, deu um tapa na mulher racista. Isso ocorreu?”, perguntou a jornalista. “Ocorreu”, confirmou Giovanna. Bruno aproveitou para defender a esposa e explicar a reação dela. 

“Na verdade ela não agrediu, a minha mulher reagiu. Não confunda, não confunda a reação do oprimido com a ação do opressor”, disse.

A agressora é uma mulher, branca, que também ofendeu uma família de angolanos presente no restaurante. “A mulher estava dizendo muitas coisas. Entre elas, dizendo “pretos imundos”, “voltem para a África”, contou a apresentadora do podcast ‘Quem Pode Pod’. “Portugal não é o lugar para vocês, vão embora daqui”, completou Gagliasso.

A mulher foi levada para uma delegacia da Guarda Nacional Republicana, bem perto da praia onde o casal brasileiro estava com os filhos. Ela prestou depoimento, foi identificada e depois liberada. Agora, Bruno e Giovanna tem até seis meses para apresentar uma queixa crime formal às autoridades portuguesas.

“Acho que ela nunca esperava que uma mulher branca fosse combatê-la como eu fui, daquela maneira. Eu sei que eu, como mulher branca, indo lá confrontá-la, a minha fala vai ser validada. Eu não vou sair com a louca, a raivosa, como acontece com tantas outras mães pretas, que são leoas todos os dias, assim como eu fui nesse episódio.”, declarou a atriz.

Maju perguntou ainda como o casal estaria preparando os filhos para reagirem a outros ataques racistas.

“A gente sabe que vai acontecer muitas outras vezes e acho que agora não tem como proteger tanto os nossos filhos do que eles vão ver, ouvir. Eles estão crescendo, não é? Então é continuar fortalecendo os nossos filhos, mostrando o quanto eles são maravilhosos, o quanto eles são fortes e quanto eles têm direito de combater o racismo e quanto eles precisam estar atentos porque eles precisam estar atentos o tempo todo… “,disse Giovanna Ewbank.

“Eles estão cercados de pessoas que estão preparadas e querem combater o racismo. E eu tenho certeza que o caminho deles vai ser esse, não tenho outro”, aponta Bruno.