Gilsons mantém clima suave em “Pra gente acordar”, 1º álbum completo

O grupo Gilsons escolheu o dia 2 de fevereiro, também conhecido como dia de iemanjá, para lançar seu tão aguardado primeiro álbum completo, intitulado “Pra gente acordar”. Conservando o estilo característico, tranquilo e cheio de suingue da banda, a nova produção promete sucesso.

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Gilsons mantém clima suave em “Pra gente acordar”, 1º álbum completo (Foto: divulgação)

Ao todo, são nove faixas no disco, incluindo as recém-lançadas “Proposta” e “Duas cidades”, com beats e levadas modernas. Produzido por José Gil, “Pra gente acordar” traz composições em parcerias com nomes de peso como Clara BuarqueJulia MestreMariá Pinkuslfeld e Carlos Rennó. Confira a história por trás de cada faixa:

Pra gente acordar – Surgida antes da pandemia, a parceria de Francisco Gil com Júlia Mestre ganhou um novo sentido com o cenário q se instaurou então no mundo. Canção emblemática do recado do disco, dela exala um sentimento utópico de liberdade e esperança.

Duas cidades – Refletindo a realidade de músicos na estrada, a canção indicia um paralelo com “Norte da saudade”, de Gil. “Samba pop” de João Gil, em outra participação de Júlia Mestre como coautora no disco, explora o tema da viagem e do reencontro (da própria pessoa consigo mesma, inclusive); da ligação entre Rio e Salvador. “Somos três cariocas com veia musical baiana”, resumem.

Proposta – Iniciada pelo percussionista Léo Mucuri, foi desenvolvida por José Gil e Mariá Pinkusfeld, que acabaram narrando sua própria história como amantes e casal: “Ser seu homem, você minha mulher”. Um verso bonito da letra (“E misturar a nossa cor na vida que brotar de nós”) acabou adquirindo caráter premonitório, pois os dois engendraram duas filhas gêmeas. Romântica e sexual (o verso “Foi de fudê” é muito foda), é uma das mais pops do repertório.

Vem de lá – O tema da saudade e do encontro retorna nesse ijexá inspirado na Bahia, embora a referência a carnaval possa se aplicar a qualquer lugar do Brasil. A composição é a única triceria do grupo quando se isolou no sítio dos Gil em Araras, no Rio, para a pré-paração do disco.

Bela – De João Gil para sua avó Belina Aguiar, primeira mulher de Gilberto Gil (que a cita em “Volksvagen Blues” e se dirige a ela em “Amor até o fim”) e mãe da sua mãe, a cantora Nara Gil. João a compôs nos 80 anos da ancestral, que viria a fazer sua passagem posteriormente, o que torna a gravação uma homenagem póstuma. Bela era poetisa, professora de Redação, daí as alusões à força das palavras e da poesia, na letra.

Dês – A música de João, aqui em parceria com o letrista Carlos Rennó (q escreve o presente texto), vem a ser outra canção de amor no álbum em q este sentimento se correlaciona com a ideia de luz e, além disso, se expande pra incluir pessoas do círculo da pessoa amada.

Um só – A noção de orgasmo, aqui, transcende a dimensão do par na aspiração a uma união total dos amantes no momento do gozo, nisto residindo a originalidade do sentimento poético da canção de Francisco Gil – mais uma a rimar amor, destemor (“junto sem medo”) e fulgor (“o sol e o luar”).

O dia nasceu – A canção, outra de Fran, q quase fecha o álbum, retoma, complementando, o sentido da faixa de abertura, “Pra gente acordar”; as duas vibram juntas. Esta sugere a realização do desejo q a primeira expressa – do nascer de um novo dia – e, assim, a concretização da esperança. Novamente as sugestões amorosa e de luminosidade estão lado a lado: “O dia nasceu / E o sol já raiou; / Te quero pra perto, / Me chama que eu vou”.

Voltar à Bahia – Tributo de amor pela “boa terra” criado na saudade do auge da pandemia, o ijexá de Francisco Gil com Clara Buarque, primeira composição dela (neta de Chico Buarque, filha de Carlinhos Brown), guarda um simbolismo: o do retorno às “origens por adoção” como um processo constante, a Bahia como a fonte primordial, original, capital, ancestral. Um lugar onde “se encontrar”. Pra fechar com chave de ouro, a faixa traz algo de especial: o arranjo de cordas do Jaques Morelenbaum.