Gilberto Gil: saiba quanto o artista ganhará como imortal da ABL

O cantor e compositor Gilberto Gil foi eleito para ocupar a vaga da cadeira 20, na Academia Brasileira de Letras (ABL), deixada pelo jornalista Murilo Melo Filho, que morreu ano passado. Em conjunto com os novos compromissos e atribuições, o cantor também passará a ter uma nova fonte de renda.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade
Gilberto Gil
Gilberto Gil: saiba quanto o artista ganha como imortal da ABL (Foto: Gérard Giaume / Divulgação)

Em março de 2022, Gilberto Gil ocupará oficialmente sua nova posição dentro da ABL. A partir desse momento, passará a receber um salário fixo e bonificações semanais pela participação em eventos. A atriz Fernanda Montenegro, que foi nomeada para a cadeira 17, também começará a receber seu cachê no mesmo mês que Gil.

publicidade

De acordo com o portal UOL TAB, os montantes mensais de Gilberto e de Fernanda Montenegro podem ultrapassar mais de 10 mil reais por mês, caso os artistas participem de todos os eventos. As reuniões dentro da ABL são realizadas 2 vezes por semana, e os dois artistas são os primeiros novos ingressantes após o retorno das atividades presenciais.

O salário fixo de um imortal da ABL consiste em 3 mil reais. Em cima desse valor base, são acrescentados os bônus a cada participação em encontros. Nas reuniões das quintas-feiras, os presentes ganham mil reais por comparecer. Nos chás da tarde das terças, cada um garante oitocentos reais. O comparecimento em todas as atividades, ao final do mês, totaliza mais de dez mil reais.

publicidade

A ABL é uma instituição de teor literário, fundada na cidade do Rio de Janeiro, em 1897. Os escritores Machado de Assis, Lúcio de Mendonça e Inglês de Sousa foram os seus fundadores, e a instituição segue reverenciado a cultura literária brasileira.

Gilberto Gil recebeu a notícia de sua eleição para a vigésima cadeira em casa. Ele tinha acabado de voltar de uma turnê pela Europa com o projeto “Gilberto Gil – Gil in concert”, em que passou por oito países com 18 apresentações. 

Aos 79 anos de idade, o músico baiano subiu aos palcos acompanhado pelos filhos Bem Gil e José Gil e netos João Gil e Flor Gil. Em algumas apresentações, Gil conta com a participação da cantora Adriana Calcanhoto.

O que você achou? Siga @mixmebrasil no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Milena Cerqueira

Formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), tenho interesse e experiência em jornalismo cultural, comunicação interna e assessoria de imprensa. Na área acadêmica, realizei pesquisa referente ao trabalho de conclusão de curso nas áreas de música e cultura pernambucana.

Veja mais ›
Fechar