Entenda a polêmica envolvendo o Spotify, Joe Rogan e Neil Young

A polêmica envolvendo o Spotify, Joe Rogan e Neil Young ganhou novo capítulo no último final de semana. Isso porque o comediante, que é um dos podcasters mais renomados dos Estados Unidos, precisou se retratar sobre as acusações de racismo que vem enfrentando nas redes sociais.

Spotify, Joe Rogan e Neil Young
Podcast The Joe Rogan Experience teve episódios retirados do Spotify após protestos de Neil Young (Reprodução)

Em um vídeo de quase seis minutos o artista pediu desculpas sobre suas falas de cunho preconceituoso e revelou que o Spotify excluiu alguns dos episódios do seu podcast, que contava com uma linguagem discriminatória. Ao todo foram mais de 70 publicações.

“Minhas mais sinceras e humildes desculpas”, disse o comandante do The Joe Rogan Experience, que completou: “a coisa mais lamentável e vergonhosa que tive que expressar publicamente”.

A polêmica envolvendo o podcaster surgiu logo após viralizar um trecho de seu programa onde ele menciona um filme que se passa em um bairro negro. Na ocasião, ele diz que “era como se estivéssemos no ‘Planeta dos Macacos'”.

Rogan, que é um homem branco, também aproveitou para reconhecer que por anos usou a palavra “nigger”, termo considerado ofensivo para pessoas negras. “É horrível. Inclusive para mim”, disse.

A decisão do Spotify rendeu uma enorme consequência, até mesmo em seus lucros. As ações da empresa tiveram uma queda impressionante na bolsa, por conta das controvérsias envolvendo o caso Rogan, que tem mais de 11 milhões de ouvintes.

Conforme informações do portal Uol, Joe Rogan possuiu um contrato de exclusividade de anos com o Spotify, avaliado em 100 milhões de dólares.

Repercussão causou revolta no meio artístico

A polêmica entre Joe Rogan e Spotify gerou revolta em boa parte do público norte-americano, até mesmo na classe artística. Neil Young, por exemplo, ameaçou tirar suas musicas da plataforma caso a empresa não tomasse alguma atitude.

Segundo Neil, o podcaster é responsável também por propagar desinformação sobre a pandemia do COVID-19. O artista, que tem sucessos como “Heart of Gold” e “Harvest Moon”, publicou uma carta aberta afirmando que não gostaria fazer parte do mesmo sistema que o comediante: “Mentiras são vendidas por dinheiro”.

Com o pedido de remoção da discografia de Neil Young, o Spotify deve perder mais de 6 milhões de ouvintes mensais. O artista contava com uma mais de 2 mil fãs na plataforma.

Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade em primeira mão!

Temos uma super novidade! Agora também lançamos um canal incrível no YouTube, recheado de entrevistas e bate-papos exclusivos para os nossos seguidores.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Quer ficar por dentro de tudo em primeira mão? Junte-se ao nosso canal do MixMe no WhatsApp e mergulhe no mundo do entretenimento 24 horas por dia! Participe e compartilhe as nossas notícias!