Dia do Orgulho LGBTQIA+: famosos celebram o amor e pedem respeito

Dia do Orgulho LGBTQIA+ é mundialmente comemorado neste terça-feira, 28 de junho. Nas redes sociais, famosos fizeram questão de marcar a data e deram depoimentos sobre suas experiências.

Dia do Orgulho LGBTQIA+: famosos celebram o amor e pedem respeito (Foto: Banco de Imagens Canva)
Dia do Orgulho LGBTQIA+: famosos celebram o amor e pedem respeito (Foto: Banco de Imagens Canva)

Nomes como os atores Silvero Pereira, Camila Pitanga, as cantora Pabllo Vittar e Maria Gadu e a apresentadora Ana Maria Braga, entre outros, celebraram a data e apoiaram o movimento com vídeos, fotos, mensagens.

Confira as publicações:

Silvero Pereira, ator

“Eu sou formado pelas cores da minha comunidade, das gerações que lutaram e lutam por nossos direitos. Se abro a boca e estampo no peito meu Orgulho é por conta de muitos e muitas que estiveram e estão na linha de frente desse processo”.

Pabllo Vittar, cantora

“Nesse dia 28 de junho desejo vida longa a toda comunidade LGBTQIAP+. Desejo vontade de viver, mesmo diante de tanto preconceito e ódio! Desejo prosperidade e abundância pois somos e merecemos.”

Gil do Vigor, ex-BBB e economista

“Eu demorei muito para entender a palavra orgulho. Nesse vídeo podemos ver um rapaz confuso, que se preocupava e além de não se aceitar, tinha vergonha de quem ele era. Hoje, eu entendo que posso e devo ter orgulho do meu jeito, da minha feminilidade e da minha alegria. Eu sou perfeito sendo quem eu sou. Se aceitem e se orgulhem também de quem vocês são!”

Camila Pitanga, atriz

“Seja você um LGBTQIA+ ou um aliado, orgulhe-se, celebre-se”.

Vanessa da Mata, cantora

“Hoje é um dia de luta, como todos deveriam ser, sem descanso, contra qualquer intolerância ou injustiça, contra descasos e injúrias, abusos psicológicos e físicos, dores causadas por delírios prepotentes, imposições abusivas, egocentrismo, impunidades que causam correntes de dores e azar daqueles que encontraram algozes pelo seu caminho. Estou com todo amor e respeito com a causa LGBTQIA+”.

Mari Gadu, cantora

“Orgulho, amor, cumplicidade. Trabalhamos, estudamos, compramos pão, maternamos, escolhemos, sorrimos e tudo isso é estar na luta contra a homofobia. nos mantermos sãs, vivas, é trabalho diário. Os olhares feios, as palavras mortas que recebemos não nos farão menos nada.”

Ana Maria Braga, apresentadora

“Feliz dia do orgulho! Ter orgulho de ser quem se é, mesmo num país que não aceita, no país que mais mata membros da comunidade LGBTQIA+. Celebremos o orgulho e o amor em todas as formas”.

Cris Vianna, atriz

“Hoje é Dia do Orgulho LGBTQIA+ e é importante lembrar que precisamos ser aliados todos os dias, acolhendo e apoiando essas pessoas e cobrando políticas públicas que garantam seus direitos. Hoje é dia de conscientização, mas todos os outros são dias de fazer a diferença para que nenhuma pessoa LGBTQIA+ seja desrespeitada, invisibilizada ou violentada de nenhuma forma.”

Carolina Dieckmann, atriz

“Ninguém vai poder querer nos dizer como amar. Hoje. Sempre #DiadoOrgulhoLGBTQIA+.”

Origem da comemoração

O Dia do Orgulho LGBTQIA+ foi criado e é celebrado em 28 de junho, por conta de um dos episódios mais marcantes na luta contra a homofobia e símbolo de libertação: a Rebelião de Stonewall, que aconteceu em Nova York, nos Estados Unidos, em 1969. O nome do episódio se dá por conta de um bar que era, e ainda é, frequentado pela comunidade LGBTQIA+. O estabelecimento foi alvo de ações de bastante truculência, sem justificativa, e preconceito da polícia.

As ativistas Marsha P. Johnson e Sylvia Rivera durante a Rebelião de Stonewall, nos Estados Unidos (Foto: Reprodução)
As ativistas Marsha P. Johnson e Sylvia Rivera durante a Rebelião de Stonewall, nos Estados Unidos (Foto: Reprodução)

Em 2019, a Rebelião de Stonewall completou 50 anos. No ano de 2016, a área em que está localizado o bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, foi transformada no primeiro monumento nacional em homenagem direitos LGBTQIA+ dos Estados Unidos. Hoje ele é um símbolo da luta por igualdade em todo mundo.