Curiosidades

Curiosidades sobre a série Manhunt Unabomber

Capa da Série Manhunt Unabomber (Imagem: Reprodução)

Quem ainda não conhece “Manhunt: Unabomber” deveria dedicar um tempinho para ler a respeito do Unabomb e, sem dúvidas, investir na série. Baseada em fatos reais, a produção conta a história de um terrorista americano complexo, que demorou 20 anos para ser descoberto e capturado.

A série de drama policial criado por Andrew SodroskiJim Clemente e Tony Gittelson para o canal Discorey Channel, chegou recentemente na gigante de streammingNetflix. Com oito episódios Manhunt: Unabomber traz no elenco Sam Worthington, Paul BettanyLynn CollinsKeisha Castle-HughesChris NothJeremy Bobb e Jane Lynch.

A série é um retrato sobre o dia a dia de agentes do FBI em suas missões para desvendar célebres casos criminais. A primeira investigação é sobre uma caçada de quase 20 anos para capturar Ted Kaczynski, mais conhecido como o terrorista Unabomber, que foi condenado à prisão perpétua por ter participado de uma série de atentados nos Estados Unidos.

Sinopse: “Theodore John Kaczynski, também conhecido como Unabomber, é um terrorista doméstico, matemático de formação, ativista ecoanarquista e escritor neoludita americano. Um prodígio da matemática, ele abandonou a carreira acadêmica em 1969 para buscar um estilo de vida primitivo.”

Debruçada em um conjunto de aspectos incríveis, o resultado são episódios tensos, com embasamento psicológico, bem fotografados e fáceis de assistir numa única maratona. Pensando nisso, o Guia da Semana lista 5 motivos pelos quais você deveria assistir. Confira:

A SÉRIE

Com uma ambientação e caracterização excelente, a série nos permite “voltar no tempo” proporcionando a sensação de estarmos nos anos 90, como ocorreu com a premiada American Crime Story: The People vs O. J. Simpson. Mas o grande acerto da série é Paul Betany, o nosso querido Visão de Vingadores, nos apresenta um terrorista tão cheio de facetas e ideologias que somados ao carisma do ator britânico, quase conseguimos defende-lo e encará-lo como o herói injustiçado. O que particularmente, acredito ser uma faca de dois gumes, já que humanizar Kaczynski, poderia torná-lo um exemplo a ser seguido; onde defender nossos ideais e se fazer ser ouvido é necessário usar de terrorismo.

Ainda sobre o elenco, assim como Betany, muitos outros possuem atuações sólidas e entregam ao telespectador a carga dramática necessária que as sequências pedem. Imagine como deve se sentir o responsável pela liberação de um grande aeroporto internacional com uma possível bomba dentro de um dos aviões domésticos? E neste quesito, Chris Noth – já experiente em papel de autoridade como o detetive Mike Logan em Law & Order e Law & Order: Criminal Intent – merece palmas por interpretar o diretor do FBI, Donald J. “Don” Ackerman, que contrasta com o apagado James R. “Jim” Fitzgerald, interpretado por Sam Worthington, que tem como proposta ser o nosso “herói”: o inciante policial criminal e especialista em linguística forense; mas o ator com as mesmas expressões já vistas em seus trabalhos anteriores, parece dar mais força ao carisma do complexo Ted Kaczynski e em diversos momentos não sabemos ao certo se estamos vendo FitzgeraldPerseu (Fúria de Titãs) ou Jake Sully (Avatar).

Mesmo não sendo fã de temas policiais, a série é envolvente e seus oito episódios são um convite a uma maratona. Aproveito para agradecer ao meu amigo João Roqui por indicar essa série que nos relembra de um antigo pensamento, porém tão atual: “A Sociedade Industrial e Seu Futuro” também conhecido como “O Manifesto Unabomber” que foi publicado pelo jornal Washington Post em 19 de setembro de 1995.

HISTÓRIA REAL

A série conta a história de Theodore Kaczynski, um terrorista que ficou conhecido como Unabomber, e também faz um retrato sobre o dia a dia de agentes do FBI em suas missões para desvendar os mais difíceis casos criminais. A investigação é sobre uma caçada de aproximadamente 20 anos para capturar Ted, que foi condenado à prisão perpétua por ser autor de uma série de atentados nos Estados Unidos.

Theodore John “Ted” Kaczynski, também conhecido como Unabomber, é um matemático por formação, e um pensador, escritor e ativista contra projetos que seguem direcionamentos expressos de fazer com que a inteligência artificial através das máquinas superem a soberania humana (matrix), preso sob a acusação de terrorismo e condenado à prisão perpétua por sua participação em uma série de atentados a bomba que mataram três pessoas e feriram outras 23, entre cientistas, engenheiros e executivos.

MANIFESTO E MÍDIA

Segundo seus próprios escritos, Theodore é um entusiasta de projetos que buscam beneficiar a qualidade de vida humana. Assim, antes de sua identidade ser descoberta e depois de alguns atentados executados, passou a chantagear grandes veículos, como o The New York Times, o Times e o The Washington Post – caso publicassem seus manifestos, desistiria de seguir com o terrorismo.

Dois jornais publicaram o manifesto, chamado “A Sociedade Industrial e Seu Futuro“, no ano de 1995, onde discutia-se a psicologia de alguns grupos sociais e consequências de se viver dentro do “sistema tecnoindustrial”, além de propor uma “revolução contra a tecnologia”.

SUSPENSE E LINGUÍSTICA

Manhunt foge do padrão de muitas séries que fazem o suspense unicamente por ele mesmo. Completa, Unabomber faz uma construção psicológica interessante e passeia entre ação e suspense baseando-se na única pista que tinha: a forma da escrita! Assim, a busca do FBI é focada na pesquisa e análise de suas cartas e manifestos – o que pode parecer cansativo mas, na verdade, é genial!

ATORES E PERSONAGENS

O elenco é um dos pontos altos da série – o que faz companhia para a história que, por si só, já é digna de conquistar a curiosidade e os olhos do público. Entretanto, desde Unabomber, interpretado pelo incrível ator Paul Bettany – que faz parecer muito fácil ser Theodore Kaczynski -, aos investigadores e policiais Sam Worthing e Chris Noth, os atores parecem ter nascido para seus respectivos papéis.

Últimas Notícias

  • Portugal

WiZink Rewards: Máximo de Recompensas, Mínimo de Esforço.

À medida que a economia se torna mais complexa e a gestão financeira mais exigente,…

1 mês ago
  • Espanha

Libera tu Potencial Financiero con la Tarjeta Mastercard Plazo.

En el contexto financiero actual, contar con soluciones de crédito flexibles y confiables es fundamental…

1 mês ago
  • Espanha

Préstamo Santander: Soluciones Financieras al Alcance de Todos.

Buscando soluciones financieras para materializar sueños o satisfacer necesidades, es esencial seleccionar un socio confiable…

1 mês ago
  • França

Carte HSBC: Ouvrez la Porte à une Finance Globale

La Carte HSBC est présentée comme une solution bancaire de choix, offerte par HSBC, un…

1 mês ago
  • Índia

Boost Your Financial Power: PaySense Loan Solutions.

Embarking on a journey toward financial empowerment with PaySense Loans opens doors to realizing your…

1 mês ago
  • Curiosidades

Carta di credito UniCredit: vantaggi e applicazione

Immagina di poter goderti il ​​meglio dell'Italia e del mondo con sorprendente semplicità e vantaggi…

1 mês ago