ECONOMIA

Confira passo a passo para renegociar dívidas com bancos em mutirão

Agências bancárias estão fazendo renegociação de dívidas (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

As pessoas que estão com dívidas podem renegociar suas dívidas bancárias através do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, que teve início nesta quarta-feira (01). A campanha para resolver a situação de consumidores endividados vai até o dia 31 de março.

O mutirão tem ofertas de descontos e prazos diferenciados para que o consumidor pague as dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado, entre outras dívidas em atraso com bancos e financeiras. No entanto, não estão na lista dívidas com bens em garantia, como carros, motos e imóveis.

A campanha de renegociação de dívidas bancárias é uma iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e conta com o apoio da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os canais de atendimento dos bancos e financeiras, o portal Consumidor.gov.br e os Procons (de forma presencial) são os locais para a negociação.

Passo a Passo para o mutirão da renegociação de dívidas

Dicas da Senacon e da Febraban para a negociação:

1 – Consulte a plataforma Registrato, do Banco Central, para saber empréstimos e financiamentos existentes em seu nome e o valor atual da dívida.

2 – Estipule um valor para pagar todo mês e que caiba no seu bolso. Para isso, veja as entradas e saídas de dinheiro, incluindo as despesas mensais fixas, como aluguel, prestações, financiamentos; e as variáveis (contas de água, luz, gás, supermercado, transporte e outras). Some os gastos e veja quanto sobre para pagar a dívida.

3 – Na hora de negociar, pergunte quais as condições oferecidas para quitar a dívida. Se concordar, um acordo de negociação será assinado. Caso não concorde, o consumidor pode fazer contrapropostas para chegar a um acordo.

4 – Se tiver condições, tente pagar as dívidas de uma única vez para conseguir maiores descontos e prazos.

Já para os consumidores superendividados, que são os que não têm condições de pagar a dívida sem comprometer o pagamento de despesas essenciais, a recomendação é procurar os órgãos de defesa do consumidor. Com isso, essas pessoas têm acesso à Lei do Superendividamento, que prevê um tratamento especial aos que se enquadram no perfil. As informações são da Agência Brasil.

Últimas Notícias

  • Portugal

WiZink Rewards: Máximo de Recompensas, Mínimo de Esforço.

À medida que a economia se torna mais complexa e a gestão financeira mais exigente,…

1 mês ago
  • Espanha

Libera tu Potencial Financiero con la Tarjeta Mastercard Plazo.

En el contexto financiero actual, contar con soluciones de crédito flexibles y confiables es fundamental…

1 mês ago
  • Espanha

Préstamo Santander: Soluciones Financieras al Alcance de Todos.

Buscando soluciones financieras para materializar sueños o satisfacer necesidades, es esencial seleccionar un socio confiable…

1 mês ago
  • França

Carte HSBC: Ouvrez la Porte à une Finance Globale

La Carte HSBC est présentée comme une solution bancaire de choix, offerte par HSBC, un…

1 mês ago
  • Índia

Boost Your Financial Power: PaySense Loan Solutions.

Embarking on a journey toward financial empowerment with PaySense Loans opens doors to realizing your…

1 mês ago
  • Curiosidades

Carta di credito UniCredit: vantaggi e applicazione

Immagina di poter goderti il ​​meglio dell'Italia e del mondo con sorprendente semplicità e vantaggi…

1 mês ago