Carnaval 2022: conheça os sambas enredos das Escolas do Rio de Janeiro

Depois de dois anos sem folia, as escolas de samba dos Grupos Especiais de Rio de Janeiro estão de volta para o sambódromo da Sapucaí cheias de animação e enredos marcantes para o Carnaval 2022. Em meio à pandemia, as agremiações foram em busca temas cheios de afetividade para seus desfiles.

publicidade
Carnaval do Rio de Janeiro (Foto: EBC)
Carnaval do Rio de Janeiro (Foto: EBC)

Em sua maioria, os temas do Carnaval deste anos são representados por ancestralidade e, principalmente por assuntos que representem a brasilidade em seus mais diferentes conceitos. Os destaques deste ano vão para a Grande Rio, São Clemente, e Unidos de Vila Isabel.

publicidade

Em seu samba enredo, a São Clemente vai trazer como tema a vida e história do comediante Paulo Gustavo, falecido no início de 2021, vítima de complicações do COVID-19. Considerado uma das maiores personalidades do cinema brasileiro nos últimos anos, Paulo foi um dos artistas que mais protestou pela falta de vacinas no Brasil em meio a pandemia.

Intitulado como Minha vida é uma peça!, o samba enredo relembrar o sucesso da personagem Dona Hermínia, a qual o ator se inspirou em sua mãe, além do casamento com o médico Thales Bretas.

Grande Rio

Trazendo a atriz Paolla Oliveira como sua rainha de bateria, a escola de samba tem como seu enredo Fala Majeté! Sete Chaves de Exú. A agremiação tricolor de Duque de Caixias vai falar da louvação da comunidade a entidade Exú, muito cultuada por todo o Brasil como protetores nas religiões de matriz africana.

publicidade

Vila Isabel

A escola vai homenagear o sambista Martinho da Vila, que acaba de completar 84 anos. Há anos a agremiação carioca tenta levar a história do artista para a avenida, mas apenas após alguns anos ele topou. A canção tem assinatura de compositores como André Diniz e Dudu Nobre.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Paraíso do Tuituti

Exaltando a ancestralidade preta, a Tuituti retorna para a avenida com o enredo Ka ríba tí ÿe – Que nossos caminhos se abram e a produção do carnavalesco Paulo Barros. O tema vai contar a história do povo negro desde a saída da África e a sua relação com os orixás.

O que você achou? Siga @mixmebrasil no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade

Formado em jornalismo pela UNIME Salvador, possui passagem por rádio, jornal e trabalha com público de internet desde 2016. Atualmente tem focado em projetos de audiovisual, cultura pop e celebridades.

Veja mais ›
Fechar