Caetano Veloso se inspira nas contradições brasileiras em “Meu Coco”

Depois de um hiato de quase 10 anos, o cantor e compositor Caetano Veloso apresentou na última quinta-feira, dia 21 de outubro, “Meu Coco”, seu primeiro álbum de inéditas desde “Abraçaço”, de 2012. O veterano da música brasileira, de 79 anos, reafirma sua relevância.

Caetano Veloso lança primeiro disco de inéditas em quase 10 anos (Foto: Fernando Young / Divulgação)

O novo álbum de Caetano começou a ser preparado ainda em 2019, mas foi interrompido por conta da pandemia. A vontade de realizar o projeto surgiu do desejo de gravar novas composições. Como ele mesmo conta em comunicado à imprensa, tudo começou com uma batida no violão, que ele explica ter parecido como um esboço de “algo que soaria original a qualquer ouvido em qualquer lugar do mundo”.

“Anjos Tronchos”, a faixa que saiu como single semanas antes do lançamento do álbum, mostra um lado cético do artista em relação ao momento atual, no Brasil e no Mundo. Contudo, em outras canções ele celebra a diversidade as riquezas do país, em especial à arte.

Em “Sem Samba Não Dá”, por exemplo, Caetano festeja a música brasileira e a geração recente de cantores e cantoras populares, como Marília Mendonça, Ferrugem e Simone e Simaria, que costumam ser desprezados pela crítica.

Capa do álbum “Meu Coco”, de Caetano Veloso (Imagem: Divulgação).

A canção também saí com um visualizer que mais mais parece um videoclipe de tão bem acabado. O vídeo conta com a participação de Preto da Serrinha, que também participa do coro da canção, e explora o visual de reflexos nos espelhos que marca o projeto.

O disco tem 12 faixas, a maioria completamente inéditas, e foi gravado no primeiro semestre deste ano de 2021, no estúdio montado na casa do cantor na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A produção musical é assinado pelo próprio Caetano com Lucas Nunes, músico da banda carioca Dônica.

Ainda no comunicado enviar à imprensa, Caetano revela que cada uma das 12 faixas de “Meu Coco” tem vida própria. Na audição do disco, fica nítido que é o resultado de um trabalho árduo e um mergulho intenso na música brasileira, pois passa por diversos ritmos musicais: do sertaneja ao samba tradicional, com elementos de orquestra e afro-brasileiros, com direto até um fado bem dramático.

Ouça “Meu Coco”, de Caetano Veloso

Últimas Notícias

  • Portugal

WiZink Rewards: Máximo de Recompensas, Mínimo de Esforço.

À medida que a economia se torna mais complexa e a gestão financeira mais exigente,…

7 dias ago
  • Espanha

Libera tu Potencial Financiero con la Tarjeta Mastercard Plazo.

En el contexto financiero actual, contar con soluciones de crédito flexibles y confiables es fundamental…

1 semana ago
  • Espanha

Préstamo Santander: Soluciones Financieras al Alcance de Todos.

Buscando soluciones financieras para materializar sueños o satisfacer necesidades, es esencial seleccionar un socio confiable…

1 semana ago
  • França

Carte HSBC: Ouvrez la Porte à une Finance Globale

La Carte HSBC est présentée comme une solution bancaire de choix, offerte par HSBC, un…

1 semana ago
  • Índia

Boost Your Financial Power: PaySense Loan Solutions.

Embarking on a journey toward financial empowerment with PaySense Loans opens doors to realizing your…

1 semana ago
  • Curiosidades

Carta di credito UniCredit: vantaggi e applicazione

Immagina di poter goderti il ​​meglio dell'Italia e del mondo con sorprendente semplicità e vantaggi…

1 semana ago