Caetano Veloso se inspira nas contradições brasileiras em “Meu Coco”

Depois de um hiato de quase 10 anos, o cantor e compositor Caetano Veloso apresentou na última quinta-feira, dia 21 de outubro, “Meu Coco”, seu primeiro álbum de inéditas desde “Abraçaço”, de 2012. O veterano da música brasileira, de 79 anos, reafirma sua relevância.

Caetano Veloso
Caetano Veloso lança primeiro disco de inéditas em quase 10 anos (Foto: Fernando Young / Divulgação)

O novo álbum de Caetano começou a ser preparado ainda em 2019, mas foi interrompido por conta da pandemia. A vontade de realizar o projeto surgiu do desejo de gravar novas composições. Como ele mesmo conta em comunicado à imprensa, tudo começou com uma batida no violão, que ele explica ter parecido como um esboço de “algo que soaria original a qualquer ouvido em qualquer lugar do mundo”.

“Anjos Tronchos”, a faixa que saiu como single semanas antes do lançamento do álbum, mostra um lado cético do artista em relação ao momento atual, no Brasil e no Mundo. Contudo, em outras canções ele celebra a diversidade as riquezas do país, em especial à arte.

Em “Sem Samba Não Dá”, por exemplo, Caetano festeja a música brasileira e a geração recente de cantores e cantoras populares, como Marília Mendonça, Ferrugem e Simone e Simaria, que costumam ser desprezados pela crítica.

Capa Meu Coco
Capa do álbum “Meu Coco”, de Caetano Veloso (Imagem: Divulgação).

A canção também saí com um visualizer que mais mais parece um videoclipe de tão bem acabado. O vídeo conta com a participação de Preto da Serrinha, que também participa do coro da canção, e explora o visual de reflexos nos espelhos que marca o projeto.

O disco tem 12 faixas, a maioria completamente inéditas, e foi gravado no primeiro semestre deste ano de 2021, no estúdio montado na casa do cantor na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A produção musical é assinado pelo próprio Caetano com Lucas Nunes, músico da banda carioca Dônica.

Ainda no comunicado enviar à imprensa, Caetano revela que cada uma das 12 faixas de “Meu Coco” tem vida própria. Na audição do disco, fica nítido que é o resultado de um trabalho árduo e um mergulho intenso na música brasileira, pois passa por diversos ritmos musicais: do sertaneja ao samba tradicional, com elementos de orquestra e afro-brasileiros, com direto até um fado bem dramático.

Ouça “Meu Coco”, de Caetano Veloso

Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade em primeira mão!

Temos uma super novidade! Agora também lançamos um canal incrível no YouTube, recheado de entrevistas e bate-papos exclusivos para os nossos seguidores.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Quer ficar por dentro de tudo em primeira mão? Junte-se ao nosso canal do MixMe no WhatsApp e mergulhe no mundo do entretenimento 24 horas por dia! Participe e compartilhe as nossas notícias!