Caetano Veloso: álbum “Transa” completa 50 anos com status de raridade

O lendário álbum “Transa”, de Caetano Veloso, completa 50 anos no mês de janeiro. Apesar do passar do tempo, uma das suas maiores raridade se mantém sempre potente aos ouvidos e a alma da musicalidade mundial.

Caetano Velos Transa
Caetano Veloso: álbum “Transa” completa 50 anos com status de raridade (Reprodução)

“Transa” veio ao mundo em 1971 durante o exílio de Veloso em Londres e conta com direção artística e arranjos de Jards Macalé. No comando do baixo está o músico Moacyr Albuquerque; Na percussão, Áureo de Souza; E na bateria o músico Tutty Moreno.

Apesar do lançamento em 1971, o álbum de Caetano só chegou no Brasil um ano depois, através da gravadora Philips.

Um curiosidade do álbum é a participação de Gal Costa no vocal, nas músicas  “You Don’t Know Me”, “Neolithic Man” e “Nostalgia”. Ao todo, são 7 obras, incluindo “Triste Bahia”, “Nine out of ten”, “It´s a long way” e “Mora na filosofia”

 

Meu Coco, novo álbum de Caetano Veloso

Nas últimas 5 décadas, o baiano lançou diversos disco, imersos em vários caminhos. A última imersão aconteceu com “Meu Coco”, que chega depois de um hiato de quase uma década sem álbum de Caetano.

O novo lançamento traz  toda sua irreverencia e reafirmando o legado de Caetano, aos 79 anos de idade.

Ao todo, são 12 faixas inéditas que foram gravadas no primeiro semestre de 2021, em um estúdio feito na própria casa do cantor, na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro.

“Anjos Tronchos” e  “Sem Samba Não Dá são alguns dos grandes sucesso do novo álbum.  A produção musical é assinado pelo próprio artistas em parceria com Lucas Nunes.

álbum já tem turnê garantida em 2022. Nos dias 21 e 22 de maio, o artista realiza shows em sua cidade natal, Salvador. O artista depois segue para capital pernambucana, Recife.

Em junho, Caetano  toca nos dias  09, 10 e 11 de junho, no Vivo Rio, no Rio de Janeiro. Já no dia 15 de junho, desembarcar em São Paulo. Em breve, a turnê anunciará novas datas e cidades.