Betty Davis, cantora de sucesso no anos 1970, morre aos 77 nos EUA

Betty Davis, pioneira do funk e da soul music, morreu nesta quarta-feira (09), aos 77 anos em decorrência de causas naturais. Grande perda no cenário musical internacional, a artista foi influência para nomes como Madonna e Prince, ocupando posição de destaque na mídia na década de 70.

Betty Davis
Betty Davis, cantora de sucesso no anos 1970, morre aos 77 nos EUA (Foto: Divulgação)

A morte de Betty Davis veio como uma notícia de peso para os telespectadores que acompanharam sua carreira e legado. O falecimento foi confirmado pelos amigos e familiares da cantora.

“É com imensa tristeza que informamos a morte de Betty Davis, uma talentosa influenciador musical e estrela pioneira do rock, cantora, compositora e ícone da moda. Principalmente, Betty era uma amiga, tia, sobrinha e amada integrante da sua comunidade em Homestead, Pensilvânia”, escreveu amiga de Davis, em comunicado publicado no site da artista

A trajetória de Betty foi marcante. Nascida em 1944 na Carolina do Norte, a cantora começou a decolar na década de 60, pioneira nos estilos de funk e soul. De início, Davis atuava nos bastidores, compondo músicas para grupos que começavam a fazer sucesso, como os Chambers Brothers.

Após adquirir experiência no meio artístico, lançou em 1973 seu disco de estreia intitulado “Betty Davis”, destacando-se pelo estilo inovador tanto nos vocais quanto no pioneirismo melódico.

As experimentações com o funk nesse seu primeiro projeto renderam grandes hits, como “Anti Love Song” e “If I’m In Luck I Might Get Picked Up”. A voz de Betty encantou os ouvintes, com seu timbre particular e suas interpretações enérgicas, e garantiram sua ascensão à fama.

Após seu primeiro disco, vieram apenas mais dois: “They Say I’m Diferent” (1974) e “Nasty Gal” (1975). Apesar das esparsas produções, a força e o impacto da cantora foram tão grande que influenciaram as gerações de artistas que estavam por vir.

Assim, Madonna e Prince incorporaram seu estilo sensual e sem pudor, e tanto o funk como a soul music começaram a ser mais explorados.