ECONOMIA

Após comunicado da Petrobras, ministro de Lula revela proposta

Governo Lula quer nova política de preços na Petrobras (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Após comunicado da Petrobras, ministro de Lula revela proposta

Ministro de Minas e Energia do governo Lula, Alexandre Silveira revelou que a União, que é principal acionista e controladora da Petrobras, irá propor uma nova política de preços para a companhia. De acordo com o chefe da pasta, o objetivo é ajudar “a combater perdas e solavancos inflacionários”.

Silveira afirmou que o assunto será tratado com muita responsabilidade pelo governo federal. “Vamos tratar isso com todo rigor, cuidado e sensibilidade social”, disse Silveira a jornalistas depois de se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (05).

Planos do governo Lula

E o ministro contou que já tem ideia para o início da discussão sobre uma nova política de preços. Segundo ele, a expectativa é começar a tratar do assunto assim que todos os integrantes dos conselhos que dirigem a companhia tomarem posse. A previsão é de que isso aconteça no fim deste mês.

“O que eu disse é que, na assembleia geral, que será feita dia 27, com o novo conselho definido, tanto o Conselho de Administração quanto o Conselho Fiscal, o governo federal, como acionista majoritário, e como controlador da Petrobras, vai, sim, discutir qual será a melhor política de preços, para a Petrobras cumprir sua função social, que está na Constituição, está na Lei das Estatais”, declarou.

A declaração do ministro aconteceu depois que a Petrobras reafirmou seu compromisso com a “prática de preços competitivos e em equilíbrio com o mercado nacional”. A nota divulgada pela empresa foi uma resposta indireta às declarações do ministro em entrevistas. As informações são da Agência Brasil.

O que diz a Petrobras

“A Petrobras reafirma seu compromisso com a prática de preços competitivos e em equilíbrio com o mercado nacional, ao mesmo tempo em que evita o repasse imediato das volatilidades externas e da taxa de câmbio causadas por eventos conjunturais.

A companhia confirma que não recebeu nenhuma proposta do Ministério das Minas e Energia a respeito da alteração da Política de Preços. Quaisquer propostas de alteração da Política de Preços recebidas do acionista controlador serão comunicadas oportunamente ao mercado, e conduzidas pelos mecanismos habituais de governança interna da companhia.

A companhia reitera que ajustes de preços de produtos são realizados no curso normal de seus negócios, em razão do contínuo monitoramento dos mercados, o que compreende, dentre outros procedimentos, a análise diária do comportamento de nossos preços relativamente às cotações internacionais, o seu market share, dentre outras variáveis”.

Últimas Notícias

  • Portugal

WiZink Rewards: Máximo de Recompensas, Mínimo de Esforço.

À medida que a economia se torna mais complexa e a gestão financeira mais exigente,…

4 semanas ago
  • Espanha

Libera tu Potencial Financiero con la Tarjeta Mastercard Plazo.

En el contexto financiero actual, contar con soluciones de crédito flexibles y confiables es fundamental…

1 mês ago
  • Espanha

Préstamo Santander: Soluciones Financieras al Alcance de Todos.

Buscando soluciones financieras para materializar sueños o satisfacer necesidades, es esencial seleccionar un socio confiable…

1 mês ago
  • França

Carte HSBC: Ouvrez la Porte à une Finance Globale

La Carte HSBC est présentée comme une solution bancaire de choix, offerte par HSBC, un…

1 mês ago
  • Índia

Boost Your Financial Power: PaySense Loan Solutions.

Embarking on a journey toward financial empowerment with PaySense Loans opens doors to realizing your…

1 mês ago
  • Curiosidades

Carta di credito UniCredit: vantaggi e applicazione

Immagina di poter goderti il ​​meglio dell'Italia e del mondo con sorprendente semplicità e vantaggi…

1 mês ago