Anitta faz cirurgia e deve ter alta até sábado; saiba mais

Na manhã desta quarta-feira (20), Anitta foi submetida a cirurgia para tratar da endometriose. O procedimento foi realizado com sucesso e a artista deve ter alta entre a próxima sexta-feira (22), e sábado (23). A cantora está Internada desde sexta-feira no hospital Vila Nova Star, em São Paulo.

Anitta faz cirurgia e deve ter alta até sábado (Foto: Reprodução/Instagram)
Anitta faz cirurgia e deve ter alta até sábado (Foto: Reprodução/Instagram)

A laparoscopia é a cirurgia mais utilizada em casos de endometriose. No caso de Anitta, o procedimento é mais delicado por ela já estar sentindo dores há um tempo. A cirurgia consiste em fazer pequenos buraquinhos no abdômen para inserir instrumentos que permitem retirar ou queimar o tecido endometrial que se encontra danificando outros órgãos.

A operação é recomendada por proporcionar um menor trauma cirúrgico, menos sangramento intraoperatório, menor dor pós-operatório, recuperação pós-cirúrgica mais rápida e retorno mais cedo às atividades habituais e ao trabalho.

No último dia 7 de julho, Anitta revelou em seu perfil no Twitter que sofre de endometriose, uma doença crônica que afeta algumas mulheres em idade reprodutiva. Entre os sintomas da doença estão fortes cólicas menstruais, dor pélvica, incômodo na relação sexual, alterações intestinais, dor na região lombar e coxas e dificuldade para engravidar.

Na série de tuites, a artista conta que acreditava sofrer de um quadro de cistite recorrente, uma infecção que acomete a uretra provocada por uma bactéria. No entanto, os exames não indicavam a presença de microrganismos na região, o que levou sua médica a optar por uma ressonância, que detectou a endometriose em junho.

“Pois bem galera… fui ficar com meu pai no hospital aquela vez. Comentei com minha querida amiga anja Dra que comanda tudo lá, que eu tava em tempo de morrer de dor. Ela fez meu milionésimo exame e pela milionésima vez… NAO TEM BACTÉRIA. Nunca teve em nenhum dos exames”

“A doutora (enviada pelo meu anjo da guarda só pode), fez na mesma hora uma ressonância em mim e estava la. ENDOMETRIOSE. No dia seguinte ela me levou em um especialista em endometriose. Fizemos os outros exames necessários pra ter certeza e aí está”

“Falta de higiene? Não. Falta de preservativo? Não. Falta de água? Não. Falta de pesquisar a fundo todas as variáveis que cada corpo pode responder a uma anomalia? SIM”, disse Anitta.

A endometriose é uma doença crônica causada por uma inflamação fora do normal de células do endométrio, tecido que reveste as paredes internas do útero, onde o óvulo se fixa depois de fecundado para que o feto cresça no caso de reprodução.