Adele é acusada de plágio por compositor de sucesso de Martinho da Vila

Toninho Geraes, compositor de samba que fez sucesso na voz de Martinho da Vila, acusa a diva pop Adele de plágio. Segundo ele, a canção “Million Years Ago”, do álbum 25, lançado em 2015 pela britânica, é uma “cópia escancarada” de “Mulheres”, lançada pelo cantor carioca em 1995.

Adele
Adele é acusa de plágio por compositor brasileiro (Foto; Divulgação | Instagram / The Music Journal)

As duas canções já haviam sido comparadas na época do lançamento de Adele. “Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada”, afirmou o compositor brasileiro em entrevista à revista Veja.

Ouça as duas e compare:

 

Foi parar na justiça

Segunda a revista, duas notificações extrajudiciais foram enviadas em maio aos responsáveis pelo suposto plágio: a diva pop, seu parceiro na composição e produtor da faixa Greg Kurstin, além da gravadora XL Recordings/Beggars Group e do grupo Sony.

A única a se pronunciar até o momento foi a Sony Brasil, que afirmou em comunicado que o caso está nas mãos da gravadora inglesa e da própria artista. “Nossa intenção era tentar um acordo, mas, diante do silêncio, recorreremos à Justiça”, diz o advogado Fredímio Biasotto Trotta também em entrevista à Veja.

Geraes acusa a artista britânica de tê-lo copiado em 87% da canção, o que soma três minutos e dois segundos. Segundo as notificações enviadas a Adele e aos outros responsáveis por “Million Years Ago”, 88 compassos com cópia foram contabilizados.

“Se apropriaram das primeiras notas de introdução, refrão e final”, diz o documento. Os trechos foram classificados como idênticos, substancialmente semelhantes e “imitativos”.

Contudo, o processo de plágio não é nada simples. “Além de provar a semelhança, é preciso mostrar que o plagiador teve contato com a obra e agiu intencionalmente”, disse o advogado Cláudio Lins Vasconcelos, da Comissão de Direitos Autorais da OAB-RJ, para revista Veja.

Para isso, os advogados de Geraes argumentam que Adele contratou os serviços e ficou amiga da personal trainer paulista Camila Goodis e que Kurstin, parceiro na composição, é pesquisador da música brasileira.

Mais acusações de plágio contra Adele

A reportagem da Veja também levantou outros supostos casos de plágios envolvendo a cantora inglesa. A música Hello, do mesmo álbum 25, já foi comparada com Marta, a canção lançada em 1973 por Tom Waits.

Million Years Ago, que o compositor brasileira acusa ser um plágio do seu samba, também já foi comparada com uma composição do turco Ahmet Kaya e com Hay Amores, de Shakira.