Adele: depois de Martinho da Vila, web vê plágio de Chico Buarque

Engana-se quem pensa que os brasileiros não estão de olho nos lançamentos dos artistas internacionais. Após o lançamento de “To Be Loved”, de Adele, vários internautas começaram a acusar a cantora de plágio, devido a semelhança da música com a canção “Eu Te Amo”, escrita por Chico Buarque Tom Jobim. 

Os internautas foram para as redes sociais comentar sobre a semelhança entre as duas músicas.

Adele
Adele: web vê novo plágio de música brasileira no disco da cantora (Imagem: Reprodução/Twitter)

No Twitter, muitos usuários comparam o início de ambas as faixas, marcadas por um toque de piano. “A introdução é realmente muito parecida, diria igual. Com o agravante da Adele repetir até o ‘Ah’ inicial do Chico”, comentou um internauta.

Outros internautas explicaram os detalhes das músicas em questão. “O do Chico é uma sequência de acordes com movimento similar, mas em diferentes harmonias, enquanto que a da Adele é simplesmente uma escala descendente no padrão 2-3 1-2 7-1 6-7 e por aí vai. São formas musicais simples e consideravelmente distintas”, explicou uma usuária do Twitter.

“As notas de “te amo” nesse fraseado estão em sentido crescente e decrescente em escala monocromática acompanhadas pelo baixo, enquanto To be loved está apenas em decrescente em soprano…”, detalhou outra pessoa.

Equipe de Chico Buarque nega plágio de Adele

Após toda a repercussão causada pela semelhança entre “To Be Loved”, de Adele e “Eu te Amo”, de Chico Buarque e Tom Jobim, a equipe de Chico veio a público falar sobre a polêmica.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, o maestro Luiz Cláudio Ramos foi chamada para analisar as duas músicas, mas a equipe de Chico Buarque descartou a possibilidade de que haja plágio.

Já segundo reportagem do O Globo, Vinicius França, empresário do cantor, afirmou que não há semelhanças entre a canção do brasileiro e a faixa “To BE Loved”, do disco 30 da cantora internacional.