10 brasileiros estão entre 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A  “MIPAD – Most Influential People of African Descent” divulgou na última terça, 5 de outubro, a lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo. O resultado traz 10 brasileiros em oito categorias.

A cantora baiana Margareth Menezes é a única representante do Brasil na categoria Música. Nas redes sociais, a artista comentou a conquista.

Margareth-Menezes entre os 100 afrodescendentes mais influentes do mundo
A cantora Margareth Menezes é a única representante do Brasil na categoria Música da lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo (Foto: José de Holanda / Divulgação)

“Alegria, respeito, parceira, união, jornada, gratidão, responsabilidade, vínculo, afeto e ancestralidade são palavras e sentimentos que passam em meu coração no momento que recebo essa notícia maravilhosa e que serve de combustível para seguir!”, postou no Instagram.

Foi a primeira vez que Margareth foi reconhecida na lista da MIPAD, uma instituição reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que destaca os maiores nomes de pessoas pretas em todo o mundo, em diferentes áreas de atuação.

Com 34 anos de carreira, além de ser um dos principais nomes do Axé Music, Margareth também tem forte atuação social como presidente da Fábrica Cultural, ONG que preside há 17 anos com foco na economia criativa de Salvador. Um de seus projetos mais representativos, o Mercado Iaô, criado em 2014, já mobilizou mais de 100 mil pessoas em torno da arte e do empreendedorismo criativo em Salvador.

Margareth figura ao lado de nomes como Beyoncé e Jay-Z, além dos nigerianos Boy Burna e Femi Kuti. Todos reconhecidos na categoria “Música”.

Além dela, quem também está na lista é o economista e ex-BBB Gil Nogueira, mais conhecido no mundo do entretenimento como Gil do Vigor, a atriz Taís Araújo, o ator Lázaro Ramos, a vereadora de São Paulo Erika Hilton, entre outros nomes.

Confira os brasileiros na lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo:

  • Mídia e Cultura – Gil Nogueira
  • Tv e Filmes – Taís Araújo e Lázaro Ramos
  • Música – Margareth Menezes
  • Mídia – Luciana Barreto
  • Política e Governo – Erika Hilton
  • Negócios e Empreendedorismo – Christiane Silva Pinto
  • Mídia e cultura – Claudia Alves
  • Ativismo – Viviane Ferreira e Edu Lyra